quinta-feira, 14 de julho de 2011

Ofício Circular 005 - Gabinete Estadual

Oficio Circular 005, de 14 de Julho de 2011.
Aos capítulos da Ordem DeMolay do Estado do Rio Grande do Norte.
"O que me preocupa não é o grito dos violentos, corruptos, desonestos, ou daqueles sem caráter. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King.
Saudações, Ordem DeMolay Potiguar!
O Tio Frank Shermann Land foi um ser a frente do seu tempo, ele se transformava à medida que os problemas e situações apareciam, e assim devemos ser. Devemos nos transformar e, sobretudo lutar, lutar muito e sempre, e para isso não devemos fazer planos pequenos, pois eles não têm a magia de fazer o nosso sangue ferver, devemos ser audaciosos! É preciso adaptar-se, antecipando-se aos problemas e não simplesmente nos moldando à atual conjuntura.
Os tempos são outros, mas os problemas continuam os mesmos, muitas vezes parece até que é uma reprise de uma novela das oito em que a história é a mesma e apenas os personagens mudam. Este ciclo vicioso apenas existe porque nos coadunamos com a total falta de respeito por parte dos senhores sacripantas que se encontram na administração de nosso governo. É preciso dar um passo para fora de nossa zona de conforto ao invés de permanecermos estagnados vivendo a mercê da inércia de nossos problemas sociais. Refiro-me a atual situação de nosso Estado.
A maçonaria por muitos anos foi peça fundamental de várias conquistas, vitórias e avanços políticos em nosso País e no mundo, e o que nos estamos fazendo? Estamos no mundo a mais de noventa anos e a quase trinta no Brasil, e o que temos feito? A causa está aí, e a luta está conosco! Então vamos à luta em prol da causa. As atividades assistencialistas por muitos anos vêm sendo a nossa comissão de frente diante a sociedade, no entanto, não devemos cometer o mesmo pecado que os governos cometem! Chega de mecanismos paliativos! PRECISAMOS SER INCISIVOS.
Diante do exposto, o Gabinete Estadual vem propor a todos os capítulos do Rio Grande do Norte um maior engajamento, por parte dos DeMolay’s, no tocante à consciência política. Consciência política é ter senso crítico, é saber analisar, é opinar e usar o direito que nos é inerente: reivindicar. É inadmissível que fiquemos calados perante a negligência governamental. Através desta carta, toda a equipe do Gabinete com o apoio de nosso Grande Conselho Estadual, incentiva primordialmente, o culto ao debate dentro da sala capitular, de forma que o capítulo possa, para começo de conversa, refletir sobre o atual governo, expondo os notórios defeitos/qualidades, as opiniões de cada membro, por mais simples que sejam. Dessa forma, pode-se criar um parecer geral do capítulo, para que possa ser formulada alguma solução.
O Gabinete sugere alerta quanto ao caos da educação pública, frente às greves, à má-estrutura dos prédios, à péssima condição do transporte escolar gratuito, os baixos salários, propondo aos capítulos um enfoque a esta deplorável situação. É de grande valia abaixo-assinados e até mesmo a busca por um representante legislativo (vereador) a fim de que venha a viabilizar alguma solução. Afinal quem fiscaliza os fiscalizadores? Participem das reuniões das câmeras de vereadores de suas cidades, solicitem prestações de contas, explicações, pra onde vai o nosso dinheiro? Deixemos de ser coniventes e passemos a ser agentes políticos.
A luta por está causa é de grande valia, pois dentre todas as politicas publicas sociais, a EDUCAÇÃO é a mais importante, e base para todas as outras. Temos como objetivo final deste grito mediante esta carta, enviarmos manifestos a governadoria do estado, a fim de nos postarmos como agentes políticos em prol desta causa, mas a ideia é acima da consciência, tenhamos garra para também dispersá-la.
“Não é na resignação, mas na rebeldia em face das injustiças que nos afirmamos" Paulo Freire.
Umarizal, 14 de Julho de 2011.
___________________________________
Paulo Rafael Chaves Mesquita
Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte
___________________________________
Pedro Rocha Formiga Júnior
Secretário de Ação Social da Ordem DeMolay do Rio Grande do Norte

terça-feira, 5 de julho de 2011

Final de Gestão: Festival de Sorvete

Para finalizar a LV Gestão Administrativa com chave de ouro, o Mestre Conselheiro Ícaro junto com os demais DeMolays que fazem parte do Capítulo Reis Magos realizaram o tradicional Festival De Sorvete no dia 03/07 (domingo). Não foram economizados esforços e dedicação para a realização do evento cuja renda será destinada a reforma do material ritualístico.
O Festival contou com a ajuda dos Sêniors DeMolays e do Tio Carlos Magno, que doaram o sorvete para tentar reduzir os gastos na realização do projeto e a presença de aproximadamente 120 pessoas. Mesmo com chuva a diversão foi garantida pela Banda Aegis e pelo comediante Kaiony Venâncio em um stand-up.
O Capítulo agradece a todos que ajudaram, seja vendendo senhas ou financeiramente, e a presença de todos no Festival de Sorvete.