segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campanha de Valorização das Escolas Públicas - CVESP

               Em alusão à nossa missão de lutar constantemente em defesa das escolas públicas, nós, DeMolay's Potiguares, temos atuado de forma bastante louvável. Haja vista a iniciativa do Capítulo Areia Branca nº 627 em ajudar a Escola Estadual Professora Maria Lauretânea Rolim Bezerra do Vale, mais conhecida como "Escola Especial"; ou do Capítulo Abolição nº 287, em sua visita a uma escola da zona rural de Mossoró; e até da brilhante ideia do Capítulo Príncipe das Caraubeiras nº 98, do município de Caraúbas. Não tanto diferente, a Semana de Valorização das Escolas Públicas - SEVESP - destaca-se por perdurar uma semana.
               Considerando a realidade da nossa cidade e uma certa inexperiência da nossa parte neste tipo de evento, no último dia 27 de outubro, os Capítulos Reis Magos nº 15  e José Percy de Amorim e Silva nº 742  promoveram a CVESP - Campanha de Valorização das Escolas Públicas. Diferentemente da SEVESP, dedicamo-nos por um dia à Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel. Com o apoio da coordenação e do corpo docente do colégio, proporcionamos uma tarde especial para os alunos do ensino fundamental II e médio, cuja programação consistia em atividades como: oficina de reciclagem, palestras sobre bullying e empreendedorismo, concursos de redação e soletração, jogo do "Passa ou repassa" sobre conhecimentos gerais e, ao final do evento, uma gincana. Além da programação proposta pelo Capítulo e da sua fiel execução, a escola ainda apresentou números de dança e coral.
Cássio Souza, membro do Capítulo José Percy de Amorim e Silva nº 742
               Pode não ser tão significante quanto uma semana inteira, porém convivemos com diferentes realidades, não só de cidades, mas de bairros, escolas, grupos. Desse modo,  procuramos adquirir uma base para a realização de outros eventos relacionados com escolas públicas, inicialmente fazendo uma sondagem geral de sua realidade.


Oficina de Reciclagem com o Ensino Fundamental
Palestra sobre Empreendedorismo
               Ao final deste evento, sentimos um bem-estar indescritível, aquela sensação de  dever cumprido com a certeza de que outros estão por vir. Um sentimento de mudança, de inovação na vida de pessoas que jamais havíamos visto.
               São sentimentos como esse que mantêm a chama da Ordem DeMolay sempre acesa e viva como nunca.

DeMolay's dos Capítulos Reis Magos nº 15 e José Percy de Amorim e Silva nº 742, juntamente com alguns alunos do Walfredo Gurgel

domingo, 30 de outubro de 2011

Dica de Leitura da Quinzena!

Título Nacional: A Guerra dos Tronos
Ano de Lançamento: 2010
Número de Páginas: 592 páginas
Editora: Leya
Tradutor: Sem Informação
Título Original: A Game of Thrones
Ano de Lançamento: 1996 (UK)
Número de Páginas: 672 páginas (UK)
Editora: Bantam Books (UK)
Sinopse: Em ‘A Guerra dos Tronos’, o primeiro livro da série ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’, George R. R. Martin traz uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Cada um esforçando-se para ganhar este conflito mortal – a guerra dos tronos. Mistérios, intrigas, romances e aventuras ilustram as páginas deste livro.
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha – uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal – a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia. Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo.




---------------------------
Texto postado por Ícaro Fernando"

Enquanto Houver Amizade

Pode ser que um dia deixemos de nos falar,
mas, enquanto houver amizade,
faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe.
Mas,se a amizade permanecer,
um do outro ha de se lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos.
mas,se formos amigos de verdade,
a amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos.
Mas se ainda sobrar amizade,
nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe.
Mas,com a amizade
construiremos tudo novamente,
cada vez de forma diferente,
sendo único e inesquecível cada momento
que juntos viveremos e nos
lembraremos para sempre.

Albert Einstein

---------------------------
Texto postado por Ícaro Fernando"

sábado, 29 de outubro de 2011

Chá Beneficente

O Clube de Samaritanas Pérolas da Evolução, da Loja Maçônica Evolução II, realizou um Chá Beneficente a fim de arrecadar fundos, no dia 22 de outubro. No mesmo dia, aconteceu uma reunião ritualística no nosso Capítulo, pela manhã; desse modo, tivemos uma tarde inteira  contribuindo na organização do evento, uma vez que aconteceria nas dependências da GLERN.

Na ocasião foi servido um coquetel, enquanto os presentes participavam de uma série de sorteios de brindes e algumas dinâmicas. Familiares e amigos de tios-maçons, DeMolay's, alguns membros da Associação Para-Maçônica Juvenil (APJ) e visitantes estiveram presentes no Chá, que ocorreu a partir das 17:00 hs.

Clube de Samaritanas "Pérolas da Evolução" e alguns DeMolay's do Capítulo
Embora beneficente, o evento assumiu um caráter confraternizante, no qual podemos interagir com parte da família maçônica da cidade. Agradecemos desde já a confiança em nós depositada e reiteramos a nossa disponibilidade para quaisquer ajuda.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Aniversário de Emancipação Política

Jurisdicionada à Grande Loja Maçônica, a Loja Leal Fidelidade convidou o Capítulo Reis Magos para prestigiar a cerimônia de homenagem ao aniversário de emancipação política da cidade de Macaíba/RN. O evento ocorreu em forma de Sessão Magna Branca, contando com a presença da prefeitura municipal, além de autoridades maçônicas como Tio Luiz Carlos, Grão-Mestre da GLERN.  Na ocasião, o Tio Marcelo Augusto ministrou uma breve apresentação histórico-cultural de Macaíba, apresentando os grandes nomes nativos da cidade; falou da economia e das expectativas para os anos subsequentes. Ademais, apresentou a estrutura geográfica do município, destacando os pontos turísticos e locais de grande importância patrimonial.
Após a Sessão, foi oferecido um coquetel para os convidados. Nós, enquanto membros da família maçônica, sentimo-nos honrados em estarmos presente num momento de grande importância para a história do município, além de poder conhecer mais sobre suas origens e conceber as perspectivas de crescimento. Fomos muito bem recebidos pelos tios da Loja e esperamos manter constante contato, para qualquer tipo de auxílio mútuo.
Antônio, Renan, Caio, Arthur e Pedro

Filantropia


            Juntamente à Ordem Internacional das Filhas de Jó da cidade de Natal e aos dois outros capítulos natalenses, o Capítulo Reis Magos nº 15 participou de uma atividade em prol da arrecadação de donativos para o Instituto Juvino Barreto. Este consiste num abrigo de idosos, maiores de 60 anos, de carência socioeconômica e familiar. Fundado em 19 de abril de 1944, o instituto é gratuito e sem fins lucrativos, hoje abrigando cerca de 150 idosos.
Alguns DeMolay's dos 03 capítulos e Filhas-de-Jó


            O nosso grupo pôde doar uma série de gêneros de limpeza e higiene pessoal, além de proporcionar uma tarde de entretenimento com os residentes do instituto, que envolveu lanche, música e conversas com os idosos.
            A arrecadação e doação dos donativos em si não caracterizaria uma filantropia, porém, pelo fato de estarmos presentes e em contato direto com os idosos, pudemos também doar alegria, transmitir uma mensagem de esperança e conforto àqueles que porventura não tiveram a oportunidade de vida que temos hoje. Isso nos ensina a praticar ações cujos valores podem ser absorvidos, embora não sintamos na pele a realidade daqueles a quem ajudamos.
Alguns idosos que participaram do evento
           Desse modo, a filantropia constitui uma recompensa mútua, uma vez que possibilita benefícios para ambas as entidades e/ou pessoas participantes.
E assim, reciprocamente crescemos.

Confraternização do Capítulo Reis Magos

Data: 07 de setembro
Local: Condomínio 4 Estações

Como forma de melhorar cada vez mais a relação interpessoal entre os membros do Capítulo Reis Magos, foi realizada uma confraternização na residência do Irmão Pedro Rocha. Durante todo o dia pudemos jogar futsal, basquete, tomar banho de piscina, tocar violão e nos divertir em momentos de descontração em geral. Na oportunidade, ainda fizemos o tradicional lanche no Tantico’s, localizado nas vizinhanças do condomínio.
Membros do Capítulo Reis Magos, além de Renan Peterson (Pe. Miguelinho), João Neto (CC do José Percy), Pedro Bruno (MCE-A), e o Oficial Executivo da 1ª região Felipe Antônio)

Acredito que um evento como esses só tem a engrandecer o Capítulo, visto que a base do seu trabalho é a união, a confiança creditada em cada membro. Além disso, enquanto DeMolay’s, realizamos um trabalho sério, consequentemente, é preciso que organizemos momentos de entretenimento, tal como confraternizações.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O quanto os brasileiros valorizam o que têm?

O que uma escritora Holandesa falou do Brasil!

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.

Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.

Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos..

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9.Telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas..

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas AGÊNCIAS DE PUBLICIDADE ganham os melhores e maiores prêmios mundiais? :)

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada BRASIL!

---------------------------
Texto postado por Ícaro Fernando"