terça-feira, 14 de agosto de 2012

Projeto Recicle-se: a sustentabilidade em discussão

Nunca se falou tanto sobre Desenvolvimento Sustentável, não é mesmo? Reduzir o consumo de recursos e energia, melhorar o aproveitamento e recuperação de materiais, acelerar o progresso sem comprometer o meio ambiente; são várias metas associadas ao termo Sustentabilidade, todas elas complexamente discutidas mundo afora. Como parte dessa sociedade, nos perguntamos sempre: o que eu posso fazer sobre isso?


Criar alternativas que aliem reaproveitamento responsável de materiais e melhoria social é a base do conceito de RECICLAGEM. Qualquer um pode fazer reciclagem: pegar uma roupa, cortar umas partes fora, dar uns pontos de costura e montar uma outra peça novinha é um exemplo de reciclar. A reutilização de materiais possibilita o surgimento de habilidades e ideias inovadoras, que contribuem drasticamente para a qualidade de vida da população, não só no quesito ecológico, mas também no social, econômico e educacional.

Pensando nisso, a família maçônica natalense traz o PROJETO RECICLE-SE, uma iniciativa para exercitar o conceito de reaproveitamento inteligente de materiais. O que dizer de um móvel ecologicamente correto, produzido a partir de garrafas PET e pneus velhos? Imagine só, chegar numa casa, sentar num sofá, conversar durante horas e só depois descobrir que aquele móvel é feito de garrafas de refrigerante! Que incrível, não acham?

Os Capítulos José Percy de Amorim e Silva, Reis Magos e Padre Miguelinho da Ordem DeMolay, juntamente com o Bethel Cidade do Sol, o Núcleo Alfa União Natalente da Ação Paramaçônica Juvenil e a Ordem Rosa Cruz natalense estão numa campanha para arrecadação desses materiais e confecção desses móveis, que serão doados para famílias carentes da cidade do Natal. A arrecadação tornou-se uma gincana entre as instituições; um modo de inserir a responsabilidade social e ecológica numa atividade divertida e integrativa entre a família maçônica.

A Sustentabilidade passa por cada um de nós; é nosso dever preservar o nosso próprio espaço. E quanto mais inteligente forem as iniciativas de preservação, melhores serão os resultados!

E aí, já começou a arrecadar? Divirta-se, conscientize-se, mobilize-se. RECICLE-SE!




Nenhum comentário:

Postar um comentário