terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um Ato


Um ato, o que um simples gesto pode fazer pelo mundo? Eu lhe respondo: a diferença! No cotidiano da população natalense é cada vez mais comum encontrar, não apenas em bairros marginalizados, esgotos a céu aberto, falta de educação da sociedade, impunidade quanto à depredação do patrimônio público. Tudo isso nos faz refletir se realmente o esforço próprio pode influenciar a sociedade a ponto de dar mais valor ao que é dela. Em meio a essa celeuma de desdém, é difícil acreditar que existe alguém lutando pela preservação do ambiente. Contudo, existem muitos “alguéns”, temos como exemplo um recente programa chamado “Adote o verde” de parceria entre a Prefeitura do Natal e a iniciativa privada, bem como instituições, associações comunitárias e pessoas físicas, que têm como objetivo a manutenção e a preservação das áreas verdes públicas de Natal. Aliado a essa base, está um grupo de jovens querente e obstinado buscando a melhoria da humanidade.


A Ordem Demolay é uma instituição para-maçônica para jovens do sexo masculino com idade entre 12 e 21 anos, ela tem a missão de formar líderes para a sociedade através de atividades filantrópicas. Seguindo as virtudes do Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo e sobre os baluartes da defesa pelas liberdades civil, religiosa e intelectual. Já vem desempenhando ações no Brasil há trinta anos, e o grupo de Natal viu neste programa da Prefeitura uma forma de colaborar com a comunidade natalense.
Natal hoje possui uma área verde pública a ser irrigada por carros-pipa diuturnamente de aproximadamente 270.000m². Destarte, os gastos da Prefeitura com irrigação e manutenção desses locais acabam por tomar grande parte da verba pública que haveria de ser investida em aspectos mais relevantes, a implantação desse projeto fornecerá a economia a esse ideal. Com a adoção, o adotante ganha de diversos modos, além de ajudar o meio ambiente, uma empresa teria seu nome vinculado a um programa de preservação ambiental, atitude benquista hoje por toda a sociedade.


Após o cadastro no sistema, o adotante terá todo o apoio da SEMURB (Secretaria Municipal de Urbanização) que lhe fornecerá a planta do local, um ponto de água e luz, e um projeto de reforma, entre outras coisas. Além disso, acompanhará todo o processo de reforma ajudando com consultoria e fiscalização. Efetivada a adoção é realizada uma cerimônia solene para um grupo de adotantes onde eles recebem uma comenda pela participação e posteriormente é permitida a fixação de propaganda divulgando a empresa adotante (propaganda limitada no contrato). Enfim, uma ótima estratégia para empresas que precisam atuar com um mínimo filantrópico para manter suas atividades.
O Capítulo Reis Magos, em parceria com esse projeto, já está nos tramites necessários para a adoção da conhecida como “Praça da Agaé”, Praça Interventor Ubaldo Bezerra de Melo situada nas proximidades do Natal Shopping. Hoje, então, um local sem utilidade para a comunidade do bairro de Candelária, que após uma devida reforma será de proveito de toda a população que ali transita.


Portanto, diante de todo o exposto e da necessidade premente do cuidado com o nosso meio ambiente, junte-se você também a esse esforço coletivo no sentido de tornarmos o mundo melhor para nós e para o futuro. Não é preciso que cada um crie seu próprio programa de ajuda ao planeta, pequenos gestos e simples iniciativas são os meios mais eficientes para se chegar ao resultado perseguido.
Forte e Fraterno Abraço!
Ícaro Fernando
1 Conselheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário