domingo, 26 de fevereiro de 2012

Entrevista com Tiago Cavalcanti, sócio da Fiction Camisetas

O Blog do Kauplus conversou com a Fiction,  grife de ideias estampadas em camisetas. O grupo formado pelos estudantes de administração Tiago Cavalcanti, Gentil Lúcio e Teles Junior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esbanja criatividade em seus produtos. As camisetas trazem ilustrações únicas, cheias de humor e inspiradas em filmes, jogos de computador, seriados de tv, músicas, quadrinhos, tecnologia e cultura pop. Confira aqui a entrevista e visite a Loja Kauplus da Fiction no Facebook.


  
Tiago Cavalcanti               Gentil Lúcio                       Teles Junior
 

Blog do Kauplus: Pelo próprio nome da empresa e olhando o site de vocês dá para notar uma grande proximidade com o universo da ficção. De onde vem essa afinidade? O que motivou a criação da empresa?

Tiago Cavalcanti: Todos os três sócios da empresa gostam desse universo de ficção. A afinidade vem de nossa própria vivência, sempre gostamos de cinema, HQs, seriados e jogos de computador. A motivação de montar a empresa veio, em primeiro lugar, do curso de Administração de Empresas que cursamos na UFRN. A segunda motivação veio de nossos estilos de roupa pois sempre gostamos de vestir camisetas estampadas com os temas relacionados à cultura nerd, geek, pop e retrô. 



Blog do Kauplus: As estampas são carregadas de humor e trazem personagens de filmes, séries de TV, jogos e muitos outros. O que inspira vocês na hora de criar as cenas que ilustram as camisetas?

Tiago CavalcantiA Fiction é diferente! Acreditamos que as pessoas estão cada vez mais interessadas em vestir algo mais inteligente, criativo e sinérgico. Uma estampa não pode ser apenas arte pela arte. Você pode notar que todas as nossas estampas flertam com a intertextualidade de conhecimentos e a inversão de papéis. Nós gostamos muito de brincar com fusões de cenários e personagens. A inspiração vem da pesquisa. Ficamos horas e horas montando cenas e histórias malucas para ilustrar as nossas camisetas. Utilizamos muito o brainstorm e outros mecanismos de criação com nossos designers. Basicamente a gente procura que cada estampa da Fiction conte uma história com personagem, enredo e metáfora. Os personagens são fundamentais em qualquer história. O enredo mostra como o personagem navega entre a rede de clientes que reescreverão as próprias versões da história de nossas estampas. As metáforas dão relevância e significado à estampa.

Blog do Kauplus: Tem alguma estampa preferida ou com alguma história curiosa? Como foi o processo de criação desse desenho?

Tiago CavalcantiParticularmente a minha estampa preferida é a do Super Trunfo Star Trek, pela cor da camiseta e a qualidade da ideia.  Mas a estampa com a história mais curiosa é a do Origami de Nerd. O meu sócio Gentil teve a ideia de fazer uma estampa com as naves mais famosas de Star Wars em origami – A nave Falcon da Resistência e o Caça Estelar do Império. Quando passamos a ideia para o ilustrador ele não conseguia visualizar as duas naves em origami. Foi quando o Gentil descobriu um curso no Youtube que ensinava a fazer as naves. Depois de 14 horas ele apareceu com as naves feitas em papel de caderno. Passamos as naves para o ilustrador, que no fim conseguiu fazer um ótimo trabalho com aqueles papeis amassados que o Gentil até hoje insiste em dizer que eram origamis.


 

Blog do Kauplus: Vocês têm lojas próprias ou o foco do negócio é a internet? Como funciona a divulgação dos produtos e o relacionamento com os clientes nas plataformas digitais?

Tiago Cavalcanti: Somos uma empresa muito jovem. Abrimos as portas em 18 de Dezembro de 2011. Hoje a Fiction funciona numa incubadora de empresas, a NATA (Núcleo de Aplicação de Tecnologias Avançadas), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Fiction foi desenvolvida para ser uma empresa virtual-eletrônica, o que nos permite ser do tamanho do mundo. O nosso foco é a internet, por isso boa parte de nossas estratégias de venda e divulgação estão focadas no on-line. Hoje temos duas plataformas de venda: e-commerce e  f-commerce. A plataforma do e-commerce funciona por meio do nosso site oficial. Já a plataforma do f-commerce funciona por meio da nossa Loja Kauplus. Esta última plataforma é muito nova para nós, estamos adequando todas as nossas estratégias para ela. Sabemos que há uma grande oportunidade de fazer negócio pelo Facebook. Também fechamos algumas parcerias interessantes durante esses meses, é o caso da Revista NintentoBlast e da loja Magic Games.  A ideia agora é trabalhar com co-criação. Os clientes poderão participar na confecção das estampas e das nossas campanhas de divulgação. Todas as nossas camisetas vêm com um QR Code. Com esse código bidimensional os clientes poderão participar de várias promoções e interagirem uns com os outros em uma página especial para os clientes Fiction. Queremos ser uma empresa orgânica e que ofereça experiência e interatividade para nossos clientes.

Blog do Kauplus: A empresa surgiu no Rio Grande do Norte, mas vocês vendem para todo o Brasil. Qual o perfil dos clientes da Fiction? Geeks compram muitas camisetas?

Tiago Cavalcanti: O nosso público são os aficionados por tecnologia, jogos eletrônicos, filmes, seriados, música e cultura pop em geral. Os denominados Geeks, que fazem tudo pela internet - ou quase tudo - pois encontram dificuldades em achar produtos que se encaixem em seu perfil no mercado comum. São pessoas interessadas em se vestir bem, que sempre gostam de associar elementos de sua cultura com o seu dia a dia. Basicamente os Geeks são os maiores compradores de nossos produtos. São eles que entendem as nossas estampas. Mas hoje em dia quem não é Geek?


Nenhum comentário:

Postar um comentário