sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conselheiros e seus Malhetes

malhete
Malhete: Pequeno martelo de duas cabeças, de madeira dura. Semicilindro de madeira usado pelos encanadores. Peça de ferro situada no ponto da espingarda em que se dá a detonação. Encaixe feito na extremidade de uma peça de madeira ou metal. Marinha Cada uma das malhas que prolongam as enxárcias. Cabo empregado na pesca de arrasto industrial.

"Talvez nenhum material ou símbolo em Loja é possuidor de interesse tão profundo e absorvedor aos membros que o malho ou malhete do Mestre. Nada em toda a extensão de apetrechos e fórmulas Maçônicas pode se vangloriar de uma antiguidade tão inequivocadamente remota", de acordo com Joseph F. Ford, em Early History and Antiquities of Freemasonry.

mestreconselheiroO Malhete em um Capítulo DeMolay simboliza autoridade, comando e coordenação do Mestre Conselheiro e, em menor grau, dos Primeiro e Segundo Conselheiros. Não são cruzados por estarem em repouso, mas sim por serem dois, denotando esse "poder". Daí o simbolizar o Poder para mudar, a Vontade aplicada a si próprio para se aperfeiçoar. Cada um tem e deve usar o seu malhete individual, para com ele melhorar e esculpir nosso propio ser.

A Vontade do DeMolay em se aperfeiçoar, em trabalhar o seu carácter, em dele eliminar as arestas de seus defeitos, as asperezas de suas insuficiências. E, ao fazê-lo o Poder de o DeMolay estar em se aperfeiçoar, melhorar o seu carácter, elevar-se da simples condição de se tornar  um jovem bom à de homem melhor.

Com esse sentido, o malhete é tão antigo quanto a mitologia. Um dos mais conhecidos representantes é o deus germânico Thor. Além disso, esse Martelo controlava também os raios e trovões, iluminando tudo ao seu redor. Na mitologia Indiana, o deus Parashurama toma posse da terra ao jogar um machado sobre ela. 

Poucos certamente são os Capítulos que aceitariam um desrespeito de seus membros às instruções dadas pelo Mestre Conselheiro através das batidas de seu Malhete, que coordenam os membros como um general faz com suas tropas. 

Esse é um símbolo e uma distinção conferidos diretamente por eleição, e os portadores dos Malhetes automaticamente se tornam os líderes desse grupo. 

Uma das maiores honras, se não a maior, que um Capítulo pode fazer a alguém que o visita, é oferecer o Malhete para a condução dos trabalhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário