quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alto custo ou falta de planejamento?

Por Pedro Formiga
Membro do Capítulo Reis Magos nº 15

Por muitas vezes, chegamos a acreditar que a Ordem DeMolay "é cara". Taxas, contribuições com jantares, transportes, inscrições, viagens, estadias, encomendas de camisas, compra de pins, comendas, prêmios etc. Além de gastos extra-capitulares, muitas vezes somos submetidos a um sistema de mensalidades que garantem a regularização anual de todo DeMolay e destina parte desse montante como contribuição para o Capítulo. Ao final das contas, é mais um gasto para todos nós. No entanto, será que estamos certos ao dizer que a Ordem DeMolay é mesmo um ambiente caro?

O objetivo da Ordem é a modelagem do caráter de seus jovens, propiciando a eles um meio onde se possa crescer em vários aspectos. Um deles é o aspecto que concerne à responsabilidade e poder de administrar nossas finanças, tenha passado por um cargo importante ou não. A preocupação de estar adimplente dentro do Capítulo e para com a Ordem em geral também confere aos jovens o senso de competência administrativa. O cargo Tesoureiro dos Capítulos DeMolays oferece uma oportunidade ímpar na vida de um jovem, pois o expõe a um sistema de finanças altamente sério e rigoroso. Afinal, todas as transações da Ordem DeMolay mexem com dinheiro institucional.

Mas, então? Será que estamos antenados para que esse aprendizado chegue até nós? O dinheiro que investimos no Capítulo trata-se de gastos sem volta?

Eis aqui um exemplo que passa claramente aos nossos olhos e, como muitas outras, tornam-se despesas com retorno esquecido. É o caso das mensalidades implantadas pelos Capítulos. Estes oferecem esse sistema como uma forma de garantir a anuidade do DeMolay e destinar parte desse investimento ao caixa do Capítulo, que o utiliza em função de gastos corriqueiros, como restauração de paramentos ritualísticos, compra de materiais que estejam em falta, realização de eventos etc. Entretanto, o atraso de pagamentos pode gerar dessintonia no quadro financeiro do Capítulo, e o resultado desse fator negativo é o aumento de desembolso, fazendo-nos acreditar piamente que a Ordem é, de fato, cara.

Através deste pequeno esquema, podemos reparar o quanto de contribuição pode ser incrementado ao caixa do Capítulo todos os anos, considerando  que haja assiduidade nos pagamentos:




E agora? Reparou quanto dinheiro investimos e sequer observamos seu retorno? Com tamanho investimento, é possível economizar gastos feitos pelo grupo e promover diversas atividades sem precisar de desembolso por parte de ninguém. Afinal, está tudo pago! Quantas confraternizações seu Capítulo consegue fazer só com essa quantia? Pense nisso.

Não subutilize o leque de aprendizados que a Ordem DeMolay lhe oferece! Otimize seu tempo, organize suas finanças, saiba se auto-empreender! Não existe ambiente mais saudável para crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário