O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) foi instalado em 21 de abril de 1985, por ocasião da assinatura de um tratado com o “International Supreme Council of Order DeMolay” (ISC) de Kansas - EUA.
Um tratado de mútuo reconhecimento e fraternidade foi assinado pelos dois Grandes-Mestres (presidentes): Alberto Mansur (Brasil) e Don Wright (EUA). Esse tratado concedeu ao SCODB total soberania sobre a Ordem DeMolay em todo o território brasileiro, sob quaisquer aspectos. Dessa forma, junto com os Estados Unidos, Filipinas, Canadá, Austrália, o Brasil e agora o Paraguai forma um seleto grupo países com Supremos Conselhos independentes.
Os ventos da Ordem DeMolay varreram o país de tal modo que em apenas cinco anos de existência, foram instalados 25 novos Capítulos com mais de 3000 iniciados. O seu desenvolvimento fortaleceu a idéia de autonomia da Instituição em terras brasileiras.
Infelizmente vários compromissos estabelecidos no tratado não foram respeitados pelo “Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil – SCODB”, e somando-se a isso a insatisfação de milhares de jovens DeMolays em todo o Brasil, levou o Conselho Internacional a retirar o reconhecimento do SCODB.
Descontentes com as ações do SCODB, em 1999 o 29 Capítulos do Estado de São Paulo fundaram o “Grande Conselho de Capítulos JDeMolay do Estado de São Paulo, sob a liderança da Salim Zaguiab. Em 2003 alguns Capítulos do Rio Grande do Norte formam o “Supremo Conselho Jacques DeMolay”, liderado pelo então Grande Mestre Adjunto do SCODB, Francisco Santiago.
Foi fundado em 06 de julho de 2004, na cidade de Manaus, Estado do Amazonas, porém sediado em Brasília, e instalado dia 21 de agosto de 2004, por meio da Carta Constitutiva, emitida pelo Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, de acordo com a resolução adotada no dia 17 de junho de 2004, por ocasião de sua Sessão Anual, realizada em Denver, Estado do Colorado nos Estados Unidos da América o “Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB”, para o qual o Supremo Conselho Internacional repassou todos os direitos de administração da Ordem DeMolay no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário