Qual é, afinal, a postura do Sênior DeMolay durante as reuniões ritualísticas?
"Completei 21 anos! E agora? Não sei como agir!"
Calma aí queridão! Tio Társis Valentim tem todas as dicas pra você!
"Tio, qual é minha situação afinal?" (p.128, RTS Inic./DM 3ª edição)
Você é um visitante nas reuniões do Capítulo! Você tem todos os direitos que um visitante tem, somente estes. Entender isso já resolveria tudo.
Isso aperta o peito, eu sei, mas é a realidade e procure se conformar. Aos 21 anos você perde o título de ativo e com isso perde também o direito de participar das decisões, das votações, das comissões e ainda o direito de ocupar cargos. Game Over, painho!
Mas não se desespere! Você ainda pode se filiar à Alumni Brasil (a melhor coisa a se fazer) e buscar o Colégio Alumni de sua cidade para encontrar Irmãos mais velhos que estejam na mesma situação. Se ainda não tiver, que tal você ser o incentivador para novas filiações à Alumni e para fundação de um Colégio em sua cidade? Bem melhor do que ficar metendo o bedelho nos trabalhos dos meninos, né?
Você ainda poderá entrar para o Conselho Consultivo de seu Capítulo, mas eu particularmente não acho isso tão bom. Desaconselho. Quem patrocina Ordem DeMolay é Maçonaria, logo Maçons devem ser o Conselho. O melhor que você como Sênior deve fazer é ir cuidar da sua vida, pra que tenha condição de entrar logo na Loja que patrocina seu Capítulo e ai sim ser um Consultor, PCC ou Conselheiro.
Se vai demorar de entrar na maçonaria penso que atuar nas comissões do GCE do seu estado pode ser a melhor coisa a se fazer. O GCE sempre precisa de gente afim de trabalhar. Lá sua experiência pode ser muito bem aproveitada sem que você interfira nas atividades do Capítulo. Afinal, Capítulo é coisa para os meninos! Não tire os direito da mulecada viver as coisas deles. Você já teve seu tempo.
"Eu não recebi minha Cerimônia de Maioridade. Ainda sou DeMolay Ativo?" (p.128, RTS Inic./DM 3ª edição)
Não. Você é Sênior! Não é necessário passar pelo Cerimônia de Maioridade para comportar-se como um Sênior DeMolay.
No entanto, é muito importante que você exija de seu Capítulo sua Cerimônia de Maioridade no ano em que completar seus 21 anos. É uma cerimônia muito bela e que foi escrita e pensada para este momento tão particular na vida de um DeMolay. É tão importante quanto a nossa Iniciação na Ordem. Todo inicio tem que ter um final, não é isso que o ritual nos ensina? Cada dia tem seu anoitecer. O meio-dia de nossa vida é o anoitecer de nossa jornada como DeMolays Ativos.
Faça também o pedido de seu Certificado de Senior DeMolay!
"Que cargos posso ocupar?" ( p.128, RTS Inic./DM 3ª edição)
Você vai poder atuar somente e tão somente como Escrivão, caso indicado pelo Conselho Consultivo.
Com autorização do Conselho Consultivo você poderá completar cargos vagos nos dias em que os Graus da Ordem forem conferidos. Nestes casos especiais seu comportamento de Sênior é o mesmo dos DeMolays Ativos, ou seja, usando os sinais, ajoelhando-se nas orações, caminhando pelas faixas de movimentação.
"Uai, e não posso ser Tesoureiro também?"
Não. O único posto de oficial para o qual o sênior DeMolay poderá ser
indicado é o de Escrivão. O tesoureiro deve ser, necessariamente, um membro ativo do Capítulo.
"Mas Társis, você um dia me disse que poderia ser Tesoureiro!"
Eu estava errado. Desculpe-me.
"E nas reuniões capitulares ritualísticas, eu faço M” S” e T”?" (p.29 e 30, RTS Inic./DM 3ª edição)
Não mesmo. M”, S” e T”, em três movimentos separados e a P” de E” são dados por todos DeMolays Ativos e apenas eles, incluindo o M.C.. Você realmente fica de fora dessa, viu filhão?
"Ah... mas pelo menos na hora da oração eu vou poder descer do oriente, né?" ( p.128, RTS Inic./DM 3ª edição)
Também não, viu? Quando o Cap. e o MCer deixarem seus postos apenas os DeMolays Ativos que estiverem no Leste (pois é, acostume-se agora é Leste. Esqueça essa de Oriente) descerão ao nível do chão. Junto com eles o 1ºC e o 2ºC. Maçons, Seniores e demais presentes permanecem de pé, em seus lugares, fitando o Altar.
---
Então Senior DeMolay, ajudei você?
Por enquanto é isso. Quem tiver qualquer outra dúvida pode mandar pra meu e-mail que eu vou respondendo e colocando neste mesmo documento aqui.
Abraços Fraternos
Társis Valentim Pinchemel – tarsis.pinchemel@gmail.com
Twitter: @tarsisvalentim
Nenhum comentário:
Postar um comentário